2 de Janeiro de 1964: O revolucionário R16

A Renault apresentou à Comunicação Social o R16 que se afirmou como um ícone dos anos 60. Foi uma opção marcante para a Renault, que apostou numa estrutura monobloco com tracção dianteira, e ainda maior ao nível do design.

A carroçaria de cinco portas aliou a tradição dos automóveis de três volumes e quatro portas, com a forma das carrinhas, criando um novo conceito que se popularizou ao ponto de hoje ser mais do que banal.

Para dilatar o espaço no habitáculo, o motor foi montado em posição transversal e o bloco adoptou uma "cabeça" em alumínio. O conforto foi potenciado com uma suspensão independente, controlada por barras de torção. No habitáculo, bancos ao estilo de poltronas garantiam o conforto e ao mesmo tempo o apoio lateral necessário, garantindo a este modelo padrões de qualidade que eram mais habituais nas marcas mais luxuosas.

O sucesso do modelo foi tal que acabou por justificar a construção da fábrica de Sandouville, perto de Le Havre, que passou a ser a "maternidade" dos topos-de-gama da marca francesa.

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